O ECLIPSE DE 21/01/2000

 

Prof. Renato Las Casas (11/01/00)

 

 

A Terra está sempre metade iluminada pelo Sol (a metade dia).

Prolongando-se pelo espaço, a partir da metade noite da Terra, temos uma região cônica de sombra. Se você estivesse em uma nave espacial, em algum ponto dessa região, você não veria o Sol, o que quer dizer que nenhuma luz do Sol chegaria diretamente a você.

Em torno dessa região de sombra temos uma região de penumbra. Se na mesma nave espacial você estivesse em algum ponto dessa região, você veria parte do Sol (um pedaço do disco solar estaria oculto pela Terra); o que quer dizer que apenas parte da luz do Sol chegaria a você.

Quando a Lua passa por essas regiões, temos um Eclipse Lunar.

Quando a Lua está parcialmente ou totalmente na região de penumbra, dizemos que temos um ECLIPSE PENUMBRAL; quando está parcialmente na região de sombra (daqui da Terra vemos o disco lunar "faltando um pedaço") dizemos que temos um ECLIPSE PARCIAL e quando está totalmente imersa na região de sombra, dizemos que temos um ECLIPSE TOTAL

Durante um Eclipse Penumbral, nenhuma região do disco lunar deixa de receber luz diretamente do Sol, porém recebe em "quantidade" menor que o normal. Durante um Eclipse Penumbral, vemos todo o disco lunar, porém com um brilho menor que o normal.

Um Eclipse Penumbral muitas vezes passa desapercebido pelo observador menos experiente. Para o leigo um eclipse só começa quando começa o eclipse parcial.

 

Em um eclipse da Lua (ao contrário de um eclipse do Sol) todas as regiões do planeta que estiverem vendo a Lua estarão vendo o mesmo eclipse. (Note que nesse tipo de eclipse a Lua faz o papel de uma "tela" onde é projetada a sombra da Terra).

O próximo eclipse lunar poderá ser visto a partir de todo o território brasileiro e acontecerá na madrugada do dia 20 para o dia 21.

Os horários (brasileiros de verão) do eclipse de 21/01/2000 correspondentes às posições da Lua em relação à sombra e à penumbra da Terra mostradas nas figuras acima, são:

 

POSIÇÃO

HORÁRIO

DESCRIÇÃO

1

00h 03m

Início Penumbral

2

01h 01m

Início Parcial

3

02h 05m

Início Total

4

03h 22m

Fim Total

5

04h 25m

Fim Parcial

6

05h 24m

Fim Penumbral

 


Leia mais sobre:

 

Eclipses                              Observação