VIDA EM MARTE!

Prof. Renato Las Casas (01/02/04)

Estamos sozinhos no Universo? Essa é uma das grandes questões da humanidade!

    As pesquisas atuais em solo marciano, se bem que ainda longe de nos dar resposta conclusiva a essa questão, devem avançar muito o nosso entendimento acerca da vulgaridade da vida pelo Cosmos.

    Pelo que acreditamos hoje, um planeta que tenha água liquida em sua superfície, tem condições adequadas para o desenvolvimento de vida. Existem fortes evidencias de que já houve muita água liquida na superfície de Marte. Existem algumas evidencias de que ainda hoje existe água liquida no subsolo marciano. Será que confirmaremos a presença de água liquida em Marte? Será que encontraremos vestígios de vida (passada ou mesmo presente) em Marte?

    Pela primeira vez poderemos correlacionar água a vida em um mundo que não o nosso. O resultado dessa correlação sinalizará positiva ou negativamente em nossa busca por outras civilizações.


    Mas existem questões maiores! (E quanto mais cedo nos ocuparmos delas, maiores as nossas chances de sucesso.) A maior de todas: A sobrevivência da humanidade!

       Também ai, as pesquisas marcianas merecem grande destaque.

    Em um primeiro momento nos ajudando no entendimento da estabilidade das condições que permitem a vida em nosso próprio planeta. (Se Marte já teve muita água liquida, como e porque se desertificou? Estaríamos sujeitos a processo semelhante?) E em seguida aumentando nosso conhecimento acerca das dificuldades que encontraremos em nos mantermos vivos em outros mundos e, quando necessário, continuarmos a humanidade fora do nosso planeta de origem. (Por diferentes motivos astronômicos isso certamente será necessário! Um dia! . . .)


Veja também:


Procurando Vida em Marte

Água em Marte?

Invasão a Marte
 

 

 


Leia mais sobre:

 

Marte           Sistema Solar           Vida Extraterrestre