As visitas acontecem nas instalações da UFMG, em grupos de no máximo 45 pessoas em dois horários: das 18:00 às 21:00 horas e das 20:00 às 23:00 horas, para no máximo 45 pessoas por horário.
A visita se inicia com uma palestra sobre Astronomia, que é seguida por observações celestes, caso o céu e o tempo estejam propícios a observações. Ou seja, se o tempo não estiver úmido e, obviamente, se o céu estiver aberto. Caso contrário, após a palestra, montamos o laboratório interativo Física Fácil, que, como o próprio nome sugere, explica a física de uma maneira fácil, mostrando sua importância na Astronomia.
O projeto ("Observatório em Trânsito") tem como objetivo levar o conhecimento científico por meio de palestras, observações astronômicas, laboratórios interativos/demonstrativos, planetário inflável e cursos a localidades externas à UFMG. Essas localidades podem ser da "grande Belo Horizonte" ou de Minas Gerais; algumas vezes realizamos estes eventos itinerantes em outros estados. O projeto está voltado para o atendimento de um público numeroso, como várias turmas de uma mesma escola, grupos de professores de Ciências, Física e Geografia, de uma mesma cidade (ou região), ou então para o público em geral, onde se realiza algum tipo de evento cultural.
Caso você tenha interesse em levar o Grupo de Astronomia até sua escola ou sua cidade, preencha o formulário>
e-mail do observatorio astrovis@fisica.ufmg.br